O dia 08/03/15, domingo passado, foi marcado por um ato legitimado pela necessidade das pessoas do bairro de Linha do Tiro no Recife, quando o nível do rio morno que corta a localidade subiu, fazendo várias casas serem invadidas por suas águas, tendo em vista que a APAC (Agência Pernambucana de Águas e Climas) tinha previsto o risco de fortes chuvas para região do metropolitana do Recife. A prefeitura que acabara de iniciar obras de alargamento e limpeza do rio, tinha prometido as pessoas toda a assistência necessária caso as cheias voltassem, isso não aconteceu na manhã desse dia, e as lideranças da comunidade e o GJP (Grupo de Juventude de Pernambuco) fecharam as principais avenidas do bairro em forma de protesto a situação vivida à mais de 30 anos. Foram as ruas de forma pacífica, e conseguiram algo um pouco mais concreto dos secretários da prefeitura e da emlurb, ficou acordado que a Escola Paulo VI serviria de abrigo provisório caso fosse necessário, também a distribuição de alimentos e colchões as que perderam na enchente.
Tendo em vista os fatos ocorridos desde então, a comunidade deu o voto de confiança aos órgãos competentes e espera o retorno do que foi prometido; limpeza do rio, alargamento, poda nas árvores e retirada das famílias das margens.
O Boato
Soam boatos que amanhã, pessoas não lideradas pelo GJP e líderes do último protesto irão invadir o conjunto habitacional que está sendo construído no campo do café, em frente a EREM Padre Nércio Rodrigues. Volto a dizer que não participação alguma do GJP, pois esperamos as ações serem executadas pelos órgãos responsáveis. Fontes afirmam que essa invasão tem cunho político, aguardem novidades.
- Webson A.
Acabei de ver, a prefeitura mandou reforça a segurança dos habitacionais.
ResponderExcluir