Introdução.
O Rio Citarum na Indonésia como todos os rios, é ou foi limpo um dia, servia nas lavouras e para pesca dos moradores de suas margens de 320 km, isso contribuiu para construção de vilarejos, mas a mão humana modifica todos os espaços, e nem sempre pra melhor.
Foto entre 1920 e 1935
Atualmente.
O Rio Citarum está poluído, muito mais poluído do que o Tietê, aonde a população despeja o esgoto, e também mais poluído do que o Ganges, aonde tradicionalmente despeja além de esgotos, produtos químicos resultantes de indústrias têxteis e cadáveres provenientes dos rituais de cremação. O Rio Citarum é um exemplo do descaso do governo com o saneamento básico e pelo fato do país não ter nenhuma lei ambiental existente. Neste rio, há mais de 500 fábricas ao redor dele, sendo a maioria do ramo têxtil, que segundo leis internacionais, exigem tratamento específico para serem despejados sem prejudicar o meio ambiente, algo que não praticam, porque são despejados de forma natural, também, não há saneamento básico pelo fato de que qualquer trecho do rio, não há nenhuma estação de tratamento de esgoto, pelo fato de estar muito sujo. Nas fotos sobre o rio, se percebe a falta de despejo adequado do lixo, por tanto lixo existente. O Rio Citarum, de tão sujo que é, foi considerado por muitos, o rio mais poluído do mundo e um dos 15 lugares mais tóxicos de se viver junto com Chernobyl, na Ucrânia. O Rio Citarum ficou muito sujo pelo fato da Indonésia sofrer uma industrialização descontrolada nos anos 80. O rio de certa forma ainda dá sustento a população de suas margens, pois sua grande quantidade de lixo serve como materiais de reciclagens, e muitos se arriscam nas águas tóxicas para buscar seu sustento.
Fonte: Wikipédia
"Como vemos, a ação humana na maioria das vezes modifica algo que já é perfeito, em busca de uma "evolução", ao invés de se adaptar a natureza, a natureza humana é adaptar as coisas ao seu jeito, muitas vezes sem pensar nas consequências."
Um país sem projeto ambiental e sem pensamento continuo é o mesmo que uma nação sem futuro, uma pátria sem futuro é mesmo que uma raça extinta. Lembrando que tudo isso vem da ação natural, a falta dos requisitos básicos como educação, saneamento, saúde e segurança. Não existe algo hoje mas fundamental que deve ser priorizado como o meio ambiente, fonte de toda a vida e responsável pelas 300 mil especies neste planeta e as 85 mil conhecidas, pouco não?? Agora se todo o meio ambiente acaba por causa dos fatores que você adapta a sua vida. É essencial repensar o que você pode e deve fazer em beneficio a sua vida. Parabéns pela matéria, não posso dizer o mesmo as pessoas sem perspectivas deste país, Lamentável.
ResponderExcluir