"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Invasão do Brasil

Invasão do Brasil


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

Fonte: HistóriadoBrasil.Net

Em outras palavras...


Na busca para encontrar a Índia, Cabral e seus comandados, encontram a sorte grande, um lugar com muitos nativos, belas moças, quem andavam nuas como era de costume na época. Os portugueses se encantaram com elas, e os nativos se encantaram com a quantidade de “bugigangas” trazidas pelos viajantes, espelhos, roupas, instrumentos musicais diferentes, entre outras coisas. Na linha de frente, vinham os padres, que eram responsáveis por disseminar a religião a sua religião: O catolicismo. Chegaram de maneira “humilde” oferecendo coisas, daí se intitularam descobridores, dividiram em dois uma terra que já possuía moradores, pesquisas afirmam que em torno de 3 a 4 milhões de nativos viviam no Brasil naquela época. Ou seja: Todas as vezes que questionado (a) sobre isso, relembre ao seu professor que não houve descoberta, houve INVASÃO. Talvez um único legado positivo deixado daquela época para o Brasil, foram os antigos nativos que deixaram: Tomar banho todos os dias, pois os invasores não tinham o hábito disso, passavam vários dias sem se limpar ou trocar de roupa. Não se pode afirmar como seria hoje se isso tudo não tivesse acontecido, porém em troca das migalhas que a maioria do povo possui atualmente, não sei se valeu apena o sacrifício da cultura de uma terra.  

- Webson A. 

0 comentários:

Postar um comentário