"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

domingo, 25 de outubro de 2015

Divulgado o tema da redação. Enem 2015


A violência contra mulheres. 
Infelizmente é um tema que ainda não deixou de fazer parte do nosso cotidiano, mesmo com diversas campanhas e leis para defender as mulheres, temos consciência de que tal crime ainda é praticado em meio a sociedade. Portanto não teria como não aprovar o tema.

O tema da redação do Enem 2015 é "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Ele foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) minutos após o fechamento dos portões do segundo e último dia de provas, na tarde deste domingo (25).
Especialistas afirmaram que o tema é pertinente e atual, e disseram que, ao contrário de algumas edições anteriores, neste ano só há um tipo de posicionamento em relação ao tema: contrário à violência.

"Defender a violência de qualquer pessoa é se colocar na contramão dos direitos humanos, e do próprio edital do Enem. Qualquer proposta que venha a fazer tem que contemplar os direitos humanos. Qualquer violência física, verbal ou psicológica é indefensável”, afirmou a professora Maria Aparecida Custódio, do laboratório de redação do Curso e Colégio Objetivo.

"A gente pode comparar o Enem a um fórum de debates sobre direitos e deveres dos cidadãos. É como se o Enem convocasse 7 milhões de estudantes para discutirem uma questão, e uma questão social pertinente como a violência da mulher. Acredito que foi uma escolha muito feliz do tema porque ainda não conseguimos vencer essa chaga tão horrorosa. A aplicação da lei ainda não se efetivou", explicou Cida.
Segundo ela, os estudantes do colégio participaram de um simulado sobre o mesmo tema, que abordou a aprovação da lei do feminicídio, no primeiro semestre deste ano.
Ainda na prova do dia 24 foi dada uma dica sobre o tema. Em uma questão de ciência humanas, uma citação famosa de Simone de Beauvoir, é citada em uma questão sobre as lutas feministas da metade do século XX.

"Não se nasce mulher, torna-se mulher".




http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/10/enem-2015-traz-violencia-contra-mulher-no-brasil-no-tema-da-redacao.html

0 comentários:

Postar um comentário