No último domingo aconteceu uma grande manifestação contra a corrupção e contra o governo da presidenta Dilma Rousseff, há quem diga que foi "a maior manifestação contra um governo na história", mas será mesmo que pensar de forma seletiva, escolher um culpado e esquecer todo o resto?
As cidades estavam borbulhando nesse dia, as manifestações se concentraram nas regiões centrais e nobres de importantes cidades do Brasil. Diversas pesquisas feitas nos locais, buscavam perfis das pessoas que lá estavam, e isso mexeu com os blogs e páginas nas redes sociais. Pessoas da elite usaram da imagem de moradores de rua para maquiar uma imagem de igualdade e inclusão que sabemos bem, não existe no Brasil. Então, como disse o título, essa "geração de memes" que foi às ruas só mancharam ainda mais suas imagens, desconstruindo o que muitos ali realmente queriam, um país mais justo e honesto.
Também tem aqueles saudosos da ditadura militar, pedindo por uma intervenção. Fera, num governo militar você nem estaria protestando, mas pensando bem, quem pede esse tipo de coisa sabe bem os privilégios que isso trás pra elite desse país, podendo afirmar que o "milagre econômico" e as grandes obras eram reflexos de um bom governo. Ou é realmente desinformado sobre o que acontecia com quem criticasse o governo e sua forma de agir nos anos de chumbo. Você poderia escolher entre concordar ou ser preso, e a segunda opção era sempre mais comum (como ainda é hoje), entre os pobres.
Veja algumas das imagens que estão circulando nas redes sociais:
Essa última foto é a mais "chocante" da manifestação, mais até do que a da babá empurrando um carinho de criança enquanto seus pais protestam. Essa imagem mostra aquilo que independe de posicionamento político. Uma grande falta de respeito com as pessoas, o que demonstra o nível de maturidade política de grande parte das pessoas que participaram dos atos.
0 comentários:
Postar um comentário