"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

quinta-feira, 17 de março de 2016

MASSACRES DA DITADURA - DEPOIMENTOS

Quando te falarem sobre ditadura militar, lembrem-se de quantos inocente foram mortos para que se mantivesse em segredo as barbáries praticadas naquele regime. Onde o mínimo possível de liberdade era privilégio apenas de militares e apadrinhados, que buscavam a centralização do poder, para favorecer apenas seus interesses.

Esse compilado de depoimentos gravados com alguns dos sobreviventes dos porões da ditadura, nos faz ver a dimensão da repressão praticada por partes dos militares naquela época. O que chamavam de "ordem e respeito", nada mais era do que "cale-se e obedeça".

Reprodução/Internet


"Tinha uma tortura sexual, eles pegavam uma guilhotina de cortar papel, pegavam a bolsa escrotal da gente, davam um pique, a gente via o sangue sair, a dor. Vinha um torturador, pegava a cabeça da gente e remetia pra trás, e um outro torturador lá na ponta da mesa dava um murro.

E um desses companheiros que eu não vou falar o nome, ele desmaiou, e... depois foi levado pro xadrezinho que eu estava... ele tentou se matar, eu impedi que ele se matasse. E sabe o que é que aconteceu com ele? Ele ficou com um desvio de coprofagia, ele ficou louco! E eu tinha que segura-lo porquê ele comia fezes, ficou louco na tortura, comia fezes! Eu não vou citar o nome dele porquê eu não sei se ele recuperou. Então vocês imaginem o que foi que a gente sofreu. Eu fui militante da luta armada! Não havia opção para a minha geração, todas as liberdades desse país foram cerceadas."

- Relatos de um torturado.


Reprodução/Internet


A descrição dada por quem viveu nos "calabouços" são de arrepiar de angústia, principalmente as torturas contras as mulheres. Entre abusos sexuais e torturas psicológicas, até quem não tinha envolvimento sofria, como nesse relato abaixo:

"Minha vida era normal, dona de casa... até a época da prisão. Quem militava era o meu marido, eu tenho 4 filhos... Lembro que uma vez prenderam ele, dia 29 de setembro, ai depois no dia 30 me prenderam, eu e meus filhos, ai me levaram pra OBAM, de lá, fiquei uma semana, ai depois me levaram pro DOPS, ai começou os interrogamentos, as torturas...
- Ilda Martins, vítima da ditadura.

Vídeo com os depoimentos das vítimas:



0 comentários:

Postar um comentário