"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Sucesso - Aleatório Necessário #5




 Sabe o que é sucesso? É reunir o maior número de coisas que disseram que teríamos que conquistar, ou então seremos fracassados socialmente. Pensando assim, a meritocracia nada mais é do que degraus onde alguns nascem bem acima, e outros nascem no fundo do poço. Bom, eu nasci bem no fundo poço, mas não sou nada além de uma fagulha dentro da maioria.

 Sucesso era não ser preto. Logo depois, odiar o padrão por ele não ser preto. Sucesso era quando meu pai me levava ao campo nos sábados, e minha mãe estava em paz, pois tinha água e comida em casa. Parece bem anormal, mas era assim. Eu criança, entendia que o sucesso era ter o mínimo para se sobreviver.

 Sucesso era ser o melhor quando pudesse ser o melhor, pois antes dos Racionais, mainha me falou o que a mãe de Mano Brown disse; "por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor. Eu nunca entendi por que eu era feio, e outros amigos pretos eram feios. Era de fato pelo padrão não ser nosso, o nosso cabelo era ruim, e "macaco" era só apelido de escola.

 Sucesso era ter sucesso com as garotas, ostentar um celular e alisar o cabelo uma vez por mês. Saber que era o melhor esportista do bairro, querer ser o melhor do mundo. Me colocar acima das dificuldades de ser adolescente e ser cobrado como homem. Pode vira adulto quando o pai sai de casa. Rico é chamado de menino na saída da delegacia, depois de beber e matar alguém no trânsito.

 Sucesso é ter diploma, pós, mestrado, montar empresa e ostentar. Falar que todos conseguem dentro de uma banheira na Europa. Trabalhei quando eles dormiam, e a única coisa que ganhei foram dores no corpo, saúde prejudicada e ódio disso tudo. O romance entre a dor e a conquista mata vários e premia igual a mega-sena, as vezes, e nem sempre sabemos se o prêmio foi real.

Sucesso é ter dinheiro, e quanto mais dinheiro você tiver, mais vão lhe associar ao sucesso. Fim. Espero que você não dependa dessa régua para medir sua felicidade, pois o mundo vai sempre lhe condicionar a isso. E para eles, sucesso é ter carro e viajar. Mestrado que nunca será usado e a quantidade de roupa de marca que você tem.

Para mim, sucesso é todos os dias ter almoço, ver as pessoas que amo bem e sem depender de amarras para ser feliz. Enquanto o sucesso for medido pelo acúmulo de bens, não estaremos bem e vamos sofrer pela ausência das coisas que nos ensinaram que eram tão importantes quanto planos menos mirabolantes.

0 comentários:

Postar um comentário