"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Das senzalas às favelas, o preconceito 2.0 - Consciência Negra


 Não é buscando uma separação étnica, nem colocando uma "raça" acima que vai se conseguir uma igualdade entre as pessoas. Ainda vemos termos "engraçados" como: "negro quando não suja na entrada, suja na saída." Ou "elogios" do tipo: "Ela é uma negra linda". Como assim uma "negra linda"? O fato dela ser negra e linda surpreende tanto, a ponto de merecer esse destaque? Ou são apenas resquícios de preconceito?

 Uma vez no programa Altas Horas da rede Globo, o Rapper Emicida, que é um crítico ferrenho do que ainda resta do racismo no Brasil, falou o seguinte:


- "Eu sinto que o Brasil tem uma dívida com a diversidade, mais do que um vocação, porque ele não exerce essa vocação, ele aplaude a miscigenação quando ela clareia, quando ela escurece, ele condena. Esse é o grande problema principalmente do negro do exterior, quando ele vem pro Brasil isso fica mais gritante, porque essa ideia de democracia racial que foi construída de que o Brasil habita, é o paraíso das três raças, isso não é uma verdade quando você tem a pele escura. E a gente tem essa cultura no Brasil, da opressão gritar, e o oprimido ficar calado se sentindo errado. Então, a garota foi estuprada e a culpa é dela porque usou uma mini-saia, isso é uma doença, isso precisa ser combatido, entendeu? A pessoa foi descriminada e colocada pra fora de um banco e ai vão dizer; 'a mas não foi assim, é porque você tava de boné, é porque você tava de tênis, é porque você tava de moletom, é porque você tava com uma mochila. Mas você sabe, que o táxi não para pra você, e a viatura para. Esse é o problema urgente do Brasil." 

  Todos temos exemplos claros da divisão criada, e não se trata apenas de falas, de atos civis, mas sim do próprio estado. Por que um jovem rico e branco é "apreendido" com drogas, e o um "traficante" negro e pobre é preso pelo mesmo crime? Por que um deles vai com certeza ficar mais tempo na cadeia do que o outro? E, por que, um deles é um bandido que merece apodrecer na prisão, e o outro é apenas um doente e frustrado, que sentia falta do pai, pois o mesmo só pensava em trabalho e não tinha tempo pra família.


 E não! O racismo não é coisa do passado! Antes que falem em "coitadismo", como disse o Emicida, o opressor grita, e faz o oprimido se sentir culpado. Ainda há muito de senzala em todos as favelas e comunidades Brasil à fora, nenhuma pessoa branca atualmente tem culpa pela escravidão, mas grande parte dessas pessoas, são beneficiárias desse ato, da mesma forma que o negro ainda sofre as "chicotadas" até hoje.


"Hey, zumbi! Me mantenho! Ofendo os pretos que querem ser escravos e os brancos que querem ser senhores de engenho." - Emicida

1 comentários: