"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A elitização do futebol brasileiro

Foto de um jogo do América-PE, pelo campeonato pernambucano, essa é a única competição do calendário do clube. Foto: Reprodução/Internet
 Hoje como o de costume, estava ouvindo o programa Debate Bola da Transamerica Recife quando foi debatida possível fórmula para o campeonato pernambucano 2016, em cima da hora o presidente da FPF (Federação Pernambucana de Futebol), Evandro Carvalho, quer mudar há 3 dias do início da primeira fase o número de rebaixados de 2 para 4 clubes. Ai os debatedores chegaram ao assunto; "o fim dos estaduais", pois a criação de ligas e copas regionais estão ganhando cada vez mais força. Antes veio a Copa do Nordeste, depois a Copa Verde, e agora a Liga Sul-Rio-Minas, que teve o nome recém modificado para "Primeira Liga". Com isso o calendário ficou muito apertado para alguns campeonatos estaduais, além de ser prejudicial para clubes de menor expressão, que normalmente só têm garantido 3 ou 4 meses de calendário futebolístico.  

 Algumas federações já pensam em tornar seus estaduais em campeonatos amadores, sem ligação com a CBF, isso com certeza irá fazer vários clubes fecharem as portas. A centralização será cada vez maior se assim seguir, então poderemos ver algumas equipes tradicionais em suas respectivas praças esportivas serem extintas. 


 Posso até estar enganado, mas imagino eu que os estaduais são únicos no mundo, e foram eles que deram início a rivalidades históricas como o "Gre-Nal" e o "Fla-Flu", não podemos deixar de lembrar de outros tantos clássicos regionais como o "Ba-V"i, o "Re-Pa" e o "Clássico das Multidões", que ocorrem em cidades igualmente tradicionais no futebol nacional, comparadas as do eixo Sul-Sudeste. Então, com o fim dos estaduais (se isso ocorrer, veremos aqueles clubes que todos gostam, como; América-RJ, Juventus-SP, América-PE, Alecrim-RN, dentre outros, virarem times varzeanos e disputarem campeonatos amadores, infelizmente.  


1 comentários:

  1. Grandíssimo texto! A "gourmetização" do futebol tá acabando com o esporte de massa que o futebol sempre foi!

    ResponderExcluir