"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

terça-feira, 31 de outubro de 2017

GRANDE ENCONTRO PRA ENCHER O BANCO DE SANGUE DO HEMOPE

 O Grupo Juventude de Pernambuco junto com o Universo Paralelo, estão na luta para tirar do "vermelho" o banco de sangue do HEMOPE!

 Depois de uma matéria que saiu em um dos jornais de Recife, os coordenadores do grupo e do blog foram atrás de bolar e criar uma campanha que ajudasse a restabelecer os estoques do mesmo, então, depois de muito deliberar, chegamos ao Partiu! Encher o Banco de Sangue do HEMOPE. 

CLIQUE PARA CONFIRMAR PRESENÇA NO FACEBOOK


  A ideia era tornar mais "afável" aos olhos dos jovens, sem perder a seriedade da abordagem que propomos, que é ajudar ao próximo. 

 Como está na imagem, a coleta acontecerá no dia 11 de Novembro, no HEMOPE, que fica ao lado do Hospital da Restauração, no Recife. Toda a equipe do local estará mobilizada e com estrutura para todos que puderem ajudar. Lembrando que todos que estiverem dentro dos critérios podem doar outros dias também!  

---CRITÉRIOS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE--
CONDIÇÕES PARA SER DOADOR DE SANGUE:
•HOMENS E MULHERES COM IDADE ENTRE 16 E 69 ANOS (desde que haja a presença do responsável legal, consentindo formalmente a doação do menor de idade, a cada doação).
•O LIMITE PARA A PRIMEIRA DOAÇÃO SERÁ DE 60 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS.
• NO CASO DO DOADOR MENOR E MAIOR DE 60 ANOS O INTERVALO DAS DOAÇÕES É SEMESTRAL
• PESO MÍNIMO DE 50 K
•GOZAR DE BOA SAÚDE
•TER DORMIDO BEM NAS ÚLTIMAS 24 HORAS.
•ALIMENTAR-SE NORMALMENTE, EVITANDO COMIDAS GORDUROSAS (NÃO VIR EM JEJUM).
•APRESENTAR DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO.(Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe, sendo aceitas fotocópias autenticadas desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do doador.
OBS. OBEDECER O INTERVALO DA DOAÇÃO: 90 DIAS (3 MESES) PARA HOMENS E 120 DIAS (4 MESES) PARA MULHERES,
--ALGUMAS SITUAÇÕES EM QUE NÃO SE DEVE DOAR SANGUE:--
• GRIPE: aguardar 7 dias.
•INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS ÚLTIMAS 12 HORAS QUE ANTECEDEM À DOAÇÃO;
•TATUAGEM E/OU PIERCING FEITO NOS ÚLTIMOS 12 MESES.
• QUANDO A COLOCAÇÃO DO PIERCING FOR EM ÓRGÃO ORAL OU GENITAL, 12 meses após a retirada do piercing.
•ENDOSCOPIA E/OU COLONOSCOPIA NOS ÚLTIMOS SEIS MESES.
•GRAVIDEZ AGUARDAR ATÉ 90 DIAS APÓS PARTO NORMAL E 180 DIAS APÓS CESARIANA.
•AMAMENTAÇÃO ( Se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
•NÃO PODERÁ ESTAR FAZENDO USO DE MEDICAÇÃO CONTROLADA NEM ESTAR EM TRATAMENTO MÉDICO.
•NÃO TER TIDO HEPATITE (após os 11 anos de idade), MALÁRIA OU DOENÇA DE CHAGAS.
•SE TEVE UMA DAS ARBOVIROSES, (DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA) 30 DIAS APÓS O DESAPARECIMENTO DOS SINTOMAS.
• SITUAÇÕES NAS QUAIS HÁ MAIOR RISCO DE ADQUIRIR DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, (SÍFILIS, GONORREIA, AIDS) QUANDO NÃO USAR PRESERVATIVO COM PARCEIROS OCASIONAIS OU DESCONHECIDOS, AGUARDAR 12 MESES.

"Ouro" Nordestino - [Diomedes Chinaski - Ouro]

Emoções se dissolvem, penso no que fiz 
Espero que perdoe um jovem aprendiz 
A guerra tenta explicar o que só o amor diz 
Minha dor foi machucar a minha flor de lis 
Alguma coisa em seu olhar morreu 
Mas lembre, que o melhor presente 
Deus nos deu 
Eu tava tenso e penso que é tudo tão denso
 E eu precisava fica leve pra enxergar no breu 
Precisava te ver cantar e sorrir de novo
 Mas tem algo em teu olhar que já faleceu 
Quem vem da rua sabe, é difícil subverter 
Quem já viveu, sentiu e viu, nem preciso dizer 
Não vou deixar essa merda me enlouquecer 
Você pensa que não, mas eu penso em você 
Teu sorriso azul como esse amanhecer 
E o teu corpo nu dizendo como é bom viver

  Apesar do tempo que essa música estar, em tempos de internet, há muito tempo aí, eu acabei conhecendo-a semanas atrás, e de fato, essa versão é divina demais.

 Eu entendi ao ouvir, que o RAP fora do eixo Sul-Sudeste tem crescido muito, e ainda tem muito o que crescer, essa, dentre outras músicas do lado de cá, são tão maravilhosas quanto as que a mídia alternativa abraça.

 Ela tem um clipe leve, um cenário fantástico, uma produção de primeira qualidade, digna dos maiores estúdios. O beat de Mazili é surreal, e ele é outro que vem crescendo demais no cenário. Recomendo essa e outras músicas dos mesmos!






segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O MAIS FALADO AMOR



O que é o amor?
É atravessar mundos por alguém
Sem ter tanto a dar além da sua presença
Abraços, casos, causos
Sem passado, sem futuro
Presente!
Isso deve ser amor.

O que se define como amor?
Será que existe um ponto
Que nos divide entre
O talvez e o "pronto!"
Nem conto
Tempos, é real ou um conto?
Vai ver que é amor.

Existe certeza no amor?
Ou será que ele é a dúvida que nos move?
Alguém, um dia, garantiu?
Cumpriu, fez que fosse eterno?
Sendo que nem a vida é?
Quer 50 perto, ou 5 dias unidos?
Lutar é querer o amor.

O amor é clichê?
Já foram escritas todas as palavras
Mas quando as rimas não importarem
Quando a poesia não fluir
Quando apenas olhares
Quando olhares
Entenda
O amor é só isso, e isso é muito
É tudo
É amor.

Se mede o amor?
Tanto quanto a dor
É a mistura disso tudo
E tantas outras coisas indescritíveis 
Onde nem Machado e Platão
Seja na Terra ou em Plutão
Na coerência ou emoção
No acalentar ou no ardor
Antes de nascer
Antes de existir
Antes mesmo de ser inventado
Tudo isso era amor.

DRÁÁÁÁÁ - [Rashid - De mal com o mundo]

Tem dias e dias que acordo de mal do mundo 
Tipo 2Pac, todos os olhos em mim nesse jogo imundo 
E nessa corrida de 2, a regra conspira pra eu ser o segundo 
Só que os porquês que eu busco não “tão” no raso e pra entender eu tenho que ir mais fundo… Vagabundo eu vejo 
O mundo de mal de mim e eu ando de mal do mundo 
O mundo de mal de mim e eu ando de mal do mundo 



 Eu vejo o mundo de mal de mim, e eu ando de mal do mundo... Nunca uma frase me definiu assim da primeira vez que eu ouvi. O novo clipe de Rashid veio tipo uma tijolada no meu psicológico.Tipo aqueles dias que o mundo vem pisando com todas as forças na sua cabeça. 



 Como aqueles sons pesados dos Racionais, ou mais recentemente Emicida, Rashid vem grande demais! Com músicas como essa, que fazem com que você tenha um "hino" pra encarar as dificuldades do nosso cotidiano, principalmente se você for preto(a) da periferia.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A SEGUNDA PESSOA MAIS FELIZ DO MUNDO


Queria dizer que era antes de ser, e me desculpa, me perdoem todas, todas as outras pessoas, mulheres, até as que eu vivi, escolhi e achei que seria pra sempre. Todas as outras, homenagens, todos os outros sabores, todos os outros "amores" foram esquecidos, ou convertidos nas melhores lembranças que ainda nem vivi, mas quero, desde sempre. 

 Não, não é loucura. Muitos se perguntam com quanto tempo nos devemos nos declarar, se entregar, e dizer que fará tudo, ou quase tudo por alguém. Na verdade, é tudo para proteger o medo que temos de nos doar, nos dedicar e ver tudo isso jogado fora, o que nos faz crer que nem tem tanto a ver com a gente, é só medo do que vão falar mesmo.

 Eu tive umas relações boas, de fato. Acho que entendi o fim de cada uma, e parte. Invariavelmente, nós nos afastamos de algumas pessoas, e da vida das outras, eu era uma dessas pessoas das quais elas se afastaram, tudo bem, vida que segue.

 Não estou escrevendo para ninguém além de nós, apesar de retratar outros momentos da vida, outras pessoas, outras experiências, que talvez nos assuste, vai ser longo, complexo e um pouco clichê, mas, quais são as palavras que nunca são ditas? Se a moda é ser diferente, eu sou inovador por sentir algo tão simples assim? Se eu sou movido pelo sentimento, e a moda é "ser forte" escondendo, eu sou um fraco poeta por assumir e assumir o risco de dizer e viver isso como se não houvesse amanhã? Renato falou tempos atrás, e de fato sabemos que o amanhã não existe.

 Todas as coisas ruins são pontes, iguais as boas. O que não se sabe é para onde essas pontes nos levarão. A cada decepção e vontade de suicídio, por me sentir um velhinho de 80 anos sem perspectiva de futuro, eu penso que até os revés são bem vindos, já pensou se eu desse certo com alguma ex? Eu não teria conhecido a segunda pessoa mais feliz do mundo... 

 Sim, minha namorada nunca vai conseguir ser tão feliz, de verdade, não vai. Pois eu sou feliz demais, tanto que se eu estampasse os postes com mensagens de amor e do quando eu a admiro, elas seriam insuficientes, aí me deparo com um silêncio cortante, como o que paira quando nos olhamos fixamente, e sabemos que um está admirando ao outro e pensando: "caramba, como eu sou feliz com essa pessoa..."  

 Ela nunca será a pessoa mais feliz do mundo, mas, tenho certeza, que eu vou lutar para que ela seja a segunda. Não por querer completar a vida dela, pois isso já é grande e importante, ela é completa! Mas, quero estar todos os dias, lembrando e desejando a ela, que seja feliz, pois seu sorriso é algo que traz vida, a minha vida. Não que eu não seja completo, mas, quero que ela continue me transbordando.

 Ela não pode sentir tanta felicidade ao ver um sorriso, como eu sinto ao ver o dela. Ela jamais saberá a quantidade de coisas que ela me inspira, ou vai conseguir me olhar mais encantada do que quando eu a olho. Ela ainda vai me fazer atravessar meio mundo sorrindo, como se fosse a esquina da minha casa, a dela, até que eu perceba, na hora de me despedir, que eu vou estar tão longe logo mais. Ela nunca vai saber o que é estar na minha pele, quando tornamos dias em anos, anos em séculos... Será que podemos medir o amor em escala de intensidade? Pois, se assim for, somos velhinhos cansados, que moram um no abraço do outro, sentados na varanda, na maior paz que existe. Desculpa, meu amor, você nunca será a pessoa mais feliz do mundo. 

 Um dia você está no meio da multidão, no outro, se pega involuntariamente pensando, como chegou até ali sem essa pessoa, prazer em vê-los aqui, bem vindos ao meu mundo.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

SENSAÇÕES



São copos
Corpos
Bebidas 
Suor
Fluindo
E nós, sorrindo
Mais de duas horas
Bem mais que duas vidas
Unidas
Ideias
Iguais
Desejo
Tesão
Amor
Paixão
Surreais...

Não sei com que tempero
A que temperatura
Estava bom
Molhado
 Estava ali
Tudo que precisávamos
No momento
Na vida
Corpos em mentes nus
Desejos crus

Diferenças que se foram
A transa
O transe
Transação de almas
Corpos entrelaçados
E eu me peguei procurando 
As linhas que nos separam um do outro
Tão únicos
Autênticos
E ao mesmo tempo
Iguais
A ponto de nem saber
Onde um começa
E outro termina.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

POLÍCIA, PARA QUEM PRECISA

 Quem não investe em educação, acaba tendo que investir muito mais em contenção. Quanto menos abismos diminuirmos, mais violência teremos. 



 O Porta dos Fundos fez mais um vídeo que escracha com problemas naturais desse país do qual vos escrevo. O vídeo "Polícia" mostra claramente que há uma luta que jamais vai terminar, onde muitos elementos envolvidos jogam a maior parte da população contra a PM, e o pior, faz com que a PM se volte contra a maior parte do seu povo, sabendo e concordando com isso, ou não.


 

 "Enquanto as forças de segurança estiverem do lado do sistema, elas nem perceberão que sim, quando apontarem as armas para o seu povo, quando esse estiver tentando diminuir as injustiças, estão errados e trabalhando por aqueles que estão pouco se lixando para nós."





quarta-feira, 11 de outubro de 2017

DOMINGO




Distância
Apreensão
Eu, menino
Vindo de rimas repetidas
Repito essa, como canção.

Muito distante do óbvio
Longe do programado
Parece louco
Razão.

Sempre existia restrição
Fiz essa de improviso
Ao vivo
"Ele escreve poesia..."
- Diziam.
PRESSÃO.

Era, e sempre foi simples
Foi feito ali na hora
Modificado a cada pequeno encanto
Procurei ali meu lar
Achei a cada encanto
Almoço em família
A felicidade em trilha
"Pegadinha" para batizar
Sorrisos a dar
Amar

Antes, durante e depois
Foi dia de praia
Manhãs de sábado
Noites de Natal
Por ela imaginei
"Somos tão iguais"
Almoço
Conversas
Revelações
Segredos
Abraços 
Risos
Desejos
Perfeitos
Como numa oração
Sem peso
Tristeza
Pressão
Receio
Agonia 
Como a minha
Ali estava
Em FAMÍLIA...

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O QUE DEVE SEMPRE SER LEMBRADO NUMA NOVA RELAÇÃO


 As relações estão sendo cada vez menos duradouras, levando muito em conta o mundo atual e suas nuances, antes a mulher era muito mais dependente do homem, o que fazia com que ela se submetesse a situações horríveis e mesmo assim quisesse ou precisasse manter-se dentro de algo que de fato não era bom. Não querendo excluir os homossexuais, mas a massa bruta de decepções e a maioria dos relacionamentos moldados por estereótipos sociais são os heterossexuais, que engordam essa lista.

 O que nos leva a crer que "descontar" no(a) próximo(a) parceiro(a) as coisas que vivemos nas últimas relações é um equilíbrio justificado? Afinal, é sério que você acha que quem chegou agora deve pagar pelo que você sofreu antes? 

 Quando você lembrar que "correu atrás" antes, e que agora vai ser tudo diferente, você está coberto(a) de razão! Só não esqueça de perceber que valorizar e ser recíproco(a) NÃO É CORRER ATRÁS! Sabemos bem que nem todos os passos devem ser dados sem que a gente planeje e veja se de fato vale o esforço. Mas colocar como meta "ser difícil" sem motivo algum é perder a chance de viver algo bom e produtivo.

 O passado é algo para se tomar lições, não para ser reproduzido e transformado em luta. você não tem que vencer o passado, ele nem existe mais. Quem você é hoje é consequência dele, sim! Então, apenas aprenda, não deixe ou minimize as feridas dele deixando que isso lhe atrapalhe no presente. Talvez o que você considera "correr atrás", seja: dar importância a quem de fato merece.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

CONSTELAÇÃO




Universos e sub matérias
E todos os telescópios usados
Todas as músicas compartilhadas
Todos os abraços dados
Dados que não foram jogados
Beijos
Ah, aqueles beijos
Sentimento
Desejos

Até que nem é tão escuro assim
Seu interior tem estrelas tão enormes
Nossas constelações se confundem
Momentos nos fundem
Transbordam
Transformam
Me informa
Me toca
Me olha
Profundo demais
Demasiado
Escrachado
Tanto que
Nem queremos ir embora
E quando o tempo passa
Demora

Nossas linhas são constelações 
Misteriosas e confundíveis 
Bobos os que dizem que nos completamos
Somos demasiados enormes
Universo paralelo aos outros
A ponto de nossas linhas se confundirem
E nem conseguirmos ver as diferenças
Onde um começa
Onde o outro termina