"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Desigualdade rima com hipocrisia

Reprodução/Internet


 Ontem, voltando de um determinado local, tarde da noite, como sempre pensava coisas aleatórias dentro de um ônibus, quando sobre no ônibus um menino, com mais ou menos 12 anos de idade, ele distribuiu um bilhete que dizia: "Ajude-me por favor, minha família não tem condições nem pra comprar comida." Ou algo parecido com isso. Eu peguei, e como sempre parei pra ver a reação das pessoas ao meu redor, algumas seguraram o bilhete, outras leram, várias ignoraram. Eu tomei pra mim o que "supostamente" aquele jovem estava passando, é claro que a dificuldade vem pra todos, muita gente ali talvez nem tivesse algumas moedas na carteira, há contas pra pagar e famílias para se alimentar.
 O garoto distribuiu os bilhetes, sentou num canto, depois de uns minutos, ele levantou o começou a recolher seus bilhetes, a cada gesto de indiferença ele parecia ficar mais triste, e apenas eu parecia sentir o que ele sentia. Havia uma senhora sentada ao meu lado, ela nem tinha pego o bilhete, mas a reação dela foi a mesma do garoto, quando viu um jovem, de boné virado, suado do futebol, tirar todo dinheiro que tinha na carteira e dar a ele, eram "apenas" 5 reais. Ele agradeceu, sorriu como se dissesse; "Que bom, vou comer algo." e desceu do ônibus. 

A senhora do lado, sem que eu perguntasse, tentou justificar, dizendo que tem gente que pede pra usar droga, que os pais devem ser viciados, que é melhor não dar... Eu justifiquei; "Sabe o dízimo? Eu pego dessa forma. Sabe o paraíso? Eu busco dessa maneira, pra mim pouco importa a situação, importa fazer a parte que me cabe, eu tenho o que comer em casa, será que ele tem? Será que ele tem casa pra voltar? Ele precisa daquele dinheiro mais que eu.
- Pego-me refletindo sobre quais são as perspectivas de crianças assim. Infelizmente não será incomum ele entrar no crime, qual a estrutura aquela criança tem? É sério que ele tem as mesmas chances que todas crianças da idade dele?

0 comentários:

Postar um comentário