"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Sangue, perdas e dor - Vigário Geral

 Eu estava vendo procurando reportagens histórias no Youtube, e acabei me deparando com um fato histórico do Brasil que eu sempre ouvia quando era criança, mas não tinha tanto conhecimento sobre. A Chacina de Vigário Geral. Crime que aconteceu em 29 de Agosto de 1993, em resposta à morte do Sargento Ailton Pereira dos Santos e mais 3 policiais, em uma praça do mesmo bairro. 21 inocentes foram executados a sangue frio sem escolha prévia, num ato de terrorismo.

Reprodução/Internet

 Algumas cenas não vividas por ninguém que aqui lê esse texto, ficam na memória quando se assiste o documentário, vinte e um corpos enfileirados no meio da rua, expostos enquanto aguardam os carros do IML, infelizmente, é a maior lembrança da história daquela comunidade. 

 Creio que ver os assassinatos diluídos seja menos chocante, ver excessos das polícias mostrados a conta-gotas parece impressionar menos, mas o que vivemos é um pico de violência maior do que o da época, talvez por isso tenha sido tão impactante. Veja o documentário abaixo:




 

0 comentários:

Postar um comentário