Chama ela de puta, mas não sabe ele que ela acorda as 04:30 pra ir trampar. Trata ela como puta, mas não sabe as humilhações que ela tem que aturar. 05:30 da manhã, estou pronta! Mochila na mão, corre, abre o portão, DROGA vou perder o busão, corri, cheguei, deu tempo. Subi no busão, lotação, senti uma mão passando em mim, respiro e penso" tudo bem lotação" senti uma mão me apertando e dizendo "que rabetão "que droga, mais um taradão, sem noção, se me calar é pior, então grito: TIRA A MÃO! E ele na cara de pau ainda da fala: "Ôh moça, não foi minha intenção, o ônibus tá apertadão, espero que entenda." Uns a meu favor, outros contra mim, maior agonia, tanta gritaria, OPA, minha parada, tem como puxar a cordinha? Obrigada.
06:30, cheguei, o ponto? Bati. Vesti a farda, vassoura na mão, lixo no chão. Começou.
- Opa, bom dia senhor. - Bom dia. Pego meu esfregão, um balde na outra mão, vou cantando uma canção pra ver se alegro esse coração. Faço meu trabalho com todo cuidado, e o máximo de atenção. Lá no fundo um grito, meu nome a chamar:
- Senhor? - Moça venha cá, você é paga pra limpar, não pode sentar, tá vendo essa mancha no chão? Tire ela já!
E mesmo já tendo limpado zilhões de vezes, estava eu a me ajoelhar, com uma bucha na mão começo a esfregar, mas a todo tempo estava a pensar, na frase dita; "você é paga pra limpar". Cara, tanta humilhação, engulo o choro, guardo a raiva, e falo pra mim, segura a onda, esse é teu ganha pão.
Sobre a mulher da foto: Não sei seu nome, nem sobrenome, onde mora ou onde trabalha, mas o que eu sei é que ela batalha, como eu e tu, como nós, todos dias pra conseguir alcançar seus objetivos e comemorar cada conquista.
0 comentários:
Postar um comentário