"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

As crianças que fomos, aprovariam os adultos que somos?

E se a criança que você foi te olhasse agora, ela teria orgulho de você? Quais os sonhos você conseguiu trazer consigo da sua infância? Quais você tornou real? Quantos foram deixados pelo caminho?

 Ontem estava tendo uma conversa com uma jovem amiga minha, falávamos sobre a passagem da vida de criança até a adulta, sobre posicionamentos, pensamentos e forma de lhe dar com certas situações, comentei que muitas das coisas que eu penso hoje vem desde os meus 13, 14 anos, quando minha mãe sempre me ensinou a crescer, claro que eu não deixei de ser criança assim do nada (até hoje tenho manias da época), mas eu sabia que estava sendo preparado pra ser "grande", e que tudo seria como numa guerra. 

 Quando eu era criança eu criava metas bobas, como se naquele ano eu tivesse missões a cumprir, como passar de ano escolar com uma média alta, fazer um grande número de gols, não chorar tanto... 

 As crianças normalmente pensam que a vida adulta é um mundo de liberdades, onde não teríamos tantas obrigações, mas nos enganamos demais ao pensar assim, ser adulto nos priva de tudo, até dos sonhos que tínhamos quando criança são privados na maioria das vezes. 
 Sempre sonhamos com profissões bem legais; astronauta, mágico, bailarina, cantor, atriz... Há uma variação quando se muda de classe social. Eu sempre quis ser jogador de futebol, também queria ser, arquiteto, depois desenhista... Criança normalmente escolhe de acordo com o máximo de diversão que ela pode ter na vida, adultos normalmente escolhe de acordo com a grana que ele pode obter, mas dizem hoje em dia que "dinheiro não compra a felicidade, mas manda buscar." Essa lógica tão "adulta" sempre bateu de frente com a minha criança interior. É sério que isso ai é mesmo amadurecer? Ganhar dinheiro e pronto? As crianças que fomos reprovariam esse pensamento que temos ultimamente. 

 Ainda me lembro das festas infantis, das broncas da minha mãe, da falta que o pai fazia na hora dos jogos de futebol, ainda lembro das tarde molhadas de futebol na lama, das amizades que se perderam na vida adulta, do futuro que parecia vir me esmagar quando queria tomar de mim meus sonhos. Das inspirações familiares que fizeram parte do que sou hoje. 

 "Todo menino é um rei, eu também já fui rei..." E a forma que vivemos a vida nos faz ainda ser meninos(as), ainda somos reis.


 "Eu fico com a pureza das respostas das crianças..."

0 comentários:

Postar um comentário