"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sem professor não se faz nada!

 Parafraseando uma postagem do rapper Emicida no twitter, que dizia mais ou menos assim: "Vi um adesivo da OAB que dizia que sem advogado não se faz justiça, os professores deveria criar um, dizendo: Sem professor não se faz porra nenhuma!" 

 Primeiros professores foram meus familiares e pessoas próximas, creio que educadores nos ensinam coisas para a vida, não apenas cálculos, fórmulas e regras escolares. Minha mãe me ensinou a segurar uma barra quando criança, eu pensava em suicídio com 11 anos, e não sabia de onde ela tirava forças, minha família sempre me ensinou que não estávamos sozinhos. 


 Minhas professoras dos primeiros anos diziam sempre: "- Estude meu filho, pra ter um futuro melhor..." "- Preste atenção na aula, Webson! Parece que não quer nada com a vida..." Querida tia Antonia, até hoje estou tentando ser alguém na vida... Mas os concelhos foram bem recebidos, e eu devo muito as minhas "tias" do ensino infantil e fundamental l, elas junto com família são a base de um caráter. 


 Com o passar dos anos, eu vi que quanto mais temos informação, mais sabemos que a escola maltrata os educadores, com condições precárias muitas vezes, condições de trabalho complicadas, salários baixos e alunos as vezes violentos. Como num circulo vicioso, vemos o desgaste e a desvalorização da profissão mais importante da humanidade. 


Professor trabalha por amor, realmente. Tive uma professora que se abriu pra nossa turma, ela dava aula em três horários, cinco dias na semana, e os finais de semana dela normalmente eram dedicados à corrigir provas e trabalhos, mas ela disse: "- Muitas vezes eu penso em desistir, eu já poderia me aposentar, mas eu faço isso pra ver alunos como vocês, interessados e motivados a aprender, isso não tem preço, não nada melhor, esse é o meu salário." Depois daquilo entendi que era apenas por amor.

0 comentários:

Postar um comentário