"O pensamento deve ser tão livre e extenso quanto o céu, que não prende ninguém, e ainda dá espaço pra que se possa voar."


RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU EMAIL

sexta-feira, 31 de março de 2017

Fotos históricas da segregação nos EUA

 Imagens mostram como funcionava a segregação racial entre negros e brancos, nos Estados Unidos.
 Fotografias reproduzidas dos sites: Reddit, Getty Images, Foundation Gordon Parks. 

 As imagens são chocantes demais! Se você não se sente preparado(a) para fortes imagens sobre um passado não tão distante. Lembre-se: Nunca foi vitimismo! Não é 'mimimi'! 



Manifestante imobilizado por policiais, em Nova Jersey, 1967.



Crianças observam parquinho para pessoas brancas, no Alabama.


Mulher tomando água em bebedouro para negros.


Garoto negro, de 16 anos, enforcado, em 1920, Texas.


Ponto de ônibus segregado.


Martin Luther King retirando uma cruz em seu quintal, colocada pela Ku Klux Klan.


Manifestação contra o casamento inter racial.


Panteras Negras em protesto na Assembléia Legislativa da Califórnia contra o projeto que exigia o desarmamento de pessoas negras.


Mãe e filho sentados em bancos reservados para passageiros negros.



Martin Luther King consola garoto manifestante.


Ruby Bridges escoltada por agentes da polícia. A aluna participou de um programa governamental que visava mesclar escolas separadas por cor.
Ela foi escolhida para estudar em uma escola de brancos.



Menina branca protesta contra o fim da segregação nas escolas.



Dorothy Counts tinha 15 anos quando se tornou a primeira menina negra no colégio Harding, em Charlotte, sul dos EUA.



Grupo Neo Nazista protestando contra a mistura de raças, Texas.


Homens negros enforcados, Carolina do Sul.


Laura Nelson, uma mulher negra, enforcada pela acusação de furto. Sua imagem virou cartão postal em Oklahoma.


Laura Nelson o Marido e os filhos foram linchados e enforcados em uma ponto, no ano de 1911, Oklahoma.


Homens brancos impedem a entrada de negros em clube.


Malcom X e Muhammad ali em um bar para negros em 1963.


Dois homens negros cruzam com membros da Ku Klux Klan, em 1964.


Placa de um restaurante, em Dallas, Texas. 
"Proibida a entrada de cachorros, negros e mexicanos.


Martin Luther King sendo preso sob a acusação de vadiagem, no inicio dos anos 60.


Manifestante negro mordido por cachorros.


Separação entre negros e brancos em local de trabalho.


Foto do balcão de almoço Woolworth em Jackson, em maio de 1963, onde os voluntários de direitos civis, brancos e negros, tentaram quebrar a barreira de cores e, por sua vez, foram humilhados por segregacionistas.


Ônibus segregado por cores, em 1950. 
Os negros sentavam ao fundo e os brancos na frente.


Policial de destacamento negro, no inicio dos anos 40.


Boneco de Martin Luther King enforcado, em frente a uma casa sulista.


Mulheres protestam em frente a escola dos filhos, contra a integração racial.


Um casal,que se mudou para uma vizinhança totalmente branca, olha graffiti rabiscado na frente de sua casa. Chicago, 1957.


Escola integrada(que recebia negros e brancos), queimada no Tennessee.


Reunião da Ku Klux Klan, Alabama, 1948.


Manifestantes marcham pelo fim da segregação escolar, em 1965.


Menina observa manequins brancos, Alabama, 1956.





Amor da vida real - O pedido de Whindersson Nunes

 Quem vive a internet hoje sabe que Whindersson Nunes é o maior Canal/Youtuber do Brasil. Sabe também que seus vlogs não têm grande produção e o que conquista o público é o seu carisma, e isso é fato! Quer você goste ou não. Tanto que como eu disse antes; é o maior Youtuber desse país tupiniquim.

Veja o vídeo: 




 Não há críticas à serem feitas ao Whindersson, mas sim, à muitas pessoas que acharam românticos tanto o momento quando ele a pede em casamento, como outros em que ele faz coisas bobas e apaixonadas pela mesma, revelando assim um lado 'raro' hoje em dia nos homens... RARO? Não! A questão é que o romantismo hoje em dia é uma 'doutrina de trouxas', onde quem é provavelmente será taxado de cafona, brega, antiquado...

 Saibam, existem MUITAS pessoas assim. Que gostam daquelas camisetas 'bregas' de casal, programas bestas e 'cafonas' de um par que simplesmente se ama. Homens e mulheres que adoram 'pagar mico' por serem melosos e dedicados às suas relações amorosas, e o que mais eles gostariam é que as pessoas de um modo geral fossem menos hipócritas, ao romantizar quando é um famoso e denegrir quando um anônimo.


quinta-feira, 30 de março de 2017

A voz - [Glória - Horizontes]

"Não existe procura sem algo pra encontrar
Não vai ser como antes
Eu me nego a fracassar
Sou doente
Sem cura
Sem casa pra voltar..."



 "Eu poderia ficar o dia inteiro ouvindo essa música e lembrando de todos os nosso horizontes, imaginando como seria dormir e acordar a cerca do teu olhar." 

 Alguém disse que o amor é relativo alguma vez, e essa pessoa tem razão. O amor parece ser igual, ter trejeitos idênticos em todos os casos. Mas, como toda 'doença', os sintomas se apresentam distintamente em cada um daqueles que o possui. 

 Ela era mágica, encantada, assim como um sonho impossível de ser vivido, tão breve que as vezes nem doeu, como todo amor... 

 A música é a memória cantada das pessoas, e "Horizontes" é a memória da pessoa mais encantada da qual tive conhecimento.

UMA DOENÇA MENTAL - AMOR



 Quem falou foi Platão, não foi eu não. Mas, pensa bem, o amor pode ser considerado algo que mudar nosso humor, jeito de ser, modo  de agir e etc? Sim! Podemos. Temos como associar o amor à algo 'infantil' (no sentido de inocência)? Talvez. 

 Todas as vezes que eu me remeto à minha infância, relembro dos "grandes amores" que eu tive, e o quanto eles foram substanciais para mim, o quanto eles mexiam com meu humor, mesmo eu sendo um menino de 11 anos. Sei que o amor parece ser algo bem mais palpável do que uma 'apaixonite' de escola, então, será mesmo que eu era doente mental, como sugere Platão? 

 Será o amor uma doença que não atinge tanto os 'adultos' das últimas gerações, ou será que esses adultos aprenderam a conviver com a tal doença? Ou será que com o tempo apenas aprendemos a suportar e a burlar a mesma? O mais certo é de que quando se trata do amor, a maioria das opiniões são abstratas demais para serem tomadas como verdade absoluta, inclusive a do próprio Platão. 

 Então, nossa 'doença mental' vai continuar afetando nosso dia a dia, seja para o bem ou para o mal. Ela vai continuar ditando nossos passos, influenciando nossas escolhas, modificando nossas ideias, traçando nossos rumos, sendo temas nas rodas de conversas, desculpa para loucuras, boas e ruins.

quarta-feira, 29 de março de 2017

AMOR É PARA SEMPRE, SEXO TAMBÉM - [Rita Lee - Amor e Sexo]

"Amor é para sempre
Sexo também
Amor é do bem
Sexo é do bom
Sexo sem amor

Amor sem sexo
É amizade
É vontade."





Eu ouvia essa música quando era criança, e tinha vaga noção da mensagem que ela queria passar, pois, até hoje acho o amor algo relativo à cada um que diz que já viveu ou vive um. E o sexo eu não tinha provado ainda naquela época, mas a música o colocava como algo que mexia de fato com as relações, tanto quando o amor. Antes de julgar o que eu acabei de colocar, entenda; 'mexia de fato com as relações', ou seja, não estou dizendo que é o que mais importa de um modo geral, cada um tem sua prioridade, quero dizer que ele é algo tão debatido quando o próprio amor.

"Amor é pensamento, teorema." Nessa, a comparação com o tão debatido tema: 'o amor, o que? Existe?' Será mesmo que esse, o sentimento mais comentado é apenas um teorema?
"Sexo é imaginação, fantasia." De fato, imagino que as pessoas passam momentos do dia 'transando' mentalmente, ou fantasiando isso. E não! Isso não nos torna loucos. É apenas a ordem natural das coisas. Se tem algo que gostamos, não é normal pensarmos nele e buscarmos satisfazer nossa vontade daquilo que queremos?

"Amor é para sempre, sexo também." Em vários sentidos, são para sempre, sim! E trabalhar as possibilidades de pensamento em cima dos versos dessa música é tão legal. Você imagina o que se passa na sua cabeça sobre os itens comparados, e eu tenho certeza que a maioria das pessoas se identificam com aquilo que está sendo dito. Deliciem-se com essa maravilha musical.

segunda-feira, 27 de março de 2017

O QUE IMPORTA

 A vida anda louca (como sempre), lembro-me de ter colocado esse título aqui antes mesmo do texto, e agora perdi o sentido da dor que me passavam naquele momento, será isso algo positivo? Talvez. Mas, se pensarmos bem, grandes sucessos na indústria literária são tristes.





 Estou tendo mais uma daquelas longas e cansativas conversas comigo mesmo, onde eu chego a querer me bater, quando entro em contradição com o que pensava antes, esquecendo que mudar de ideia faz parte de um processo de evolução. Hoje, importa menos estar certo a todo custo, entrar em brigas onde não haverá vencedores, tratar a vida como uma eterna luta, afinal, todos temos um prazo de validade do qual nem sabemos a data onde 'estragaremos' na prateleira da vida.

 Importa menos discutir no trânsito, ou criar inimizades por conta de disputas políticas. Certo de que não vou deixar de ter meu posicionamento e ser contundente quando for defender o meu ponto de vista, mas, não vou sair por aí brigando com todos, afinal, certo ou errado, eles não vão ser convencidos na marra. O motorista que me fechou não vai voltar atrás, não pararei para discutir estando certo, pararia pra me desculpar, se estivesse errado. 

 Importa mais chegar em casa bem, criar meios de lidar com a rotina estressante, estudar, não apenas para galgar algum objetivo profissional, mas, para entender o que de fato fazemos, e porque fazemos. Por que o céu é azul? Será mesmo que ele é azul? De onde vem os moldes sociais que temos hoje? Por que se luta mais pelo "meu lado é o correto", do que pelo "vamos fazer o mais justo possível"? 

 Essas e outras visões que eu e você talvez não tenhamos em muitos momentos, onde deixamos de lago todo o nosso 'castelo', que lutamos tanto para construir, tudo isso por desacreditar em muitos momentos da nossa própria capacidade de superar as adversidades da nossa caminhada. Não desacredite!

sábado, 25 de março de 2017

Contemporânea - [Legião Urbana - Perfeição]

"Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso - com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção."






 Acho que a realidade na maioria das músicas da Legião Urbana dificilmente deixarão de ser atuais no Brasil, tendo em vista que o tempo passa e sistema não se altera em grandes proporções. Essa música é a mais próxima da realidade nacional atual. "Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom-senso, nosso descaso por educação."

 A aposentadoria modificada acima da média da mortalidade de algumas regiões do país, mostra o total desinteresse do atual governo com a justiça social, onde o próprio presidente já se aposentou (...) Onde eles comparam artistas famosos e bem sucedidos que ainda trabalham apesar da idade avançada, com trabalhadores rurais, que passam o dia no sol para na maioria dos casos mal conseguirem o sustento.

 Onde as pessoas são influenciadas de maneira podre por parte da grande mídia a odiar umas as outras, quando uns protestam por melhorias, outros julgam assistindo pelas janelas dos ônibus. Culpa da desinformação trazida todos os dias pelos meios de imprensa. 

"Vamos celebrar a violência, e esquecer a nossa gente que trabalhou honestamente a vida inteira, e agora não tem mais direito a nada."

sexta-feira, 24 de março de 2017

As Razões de Um Louco #74 - OK


- Tudo bem?
- Sim, e você?
- Sim. 
- Que bom...
- Ok.

 Aquelas conversas comuns entre pessoas que aparentemente têm pouco a dizer uma para a outra, mas que no fundo, as duas sabem que não é apenas isso que deveria ser dito.

- Existe um mundo a nossa frente, e eu percebi que éramos apenas um pelo outro. Somos grandes demais para essa limitação, por isso, resolvi te deixar mais livre. Mas, sinto tua falta todos os dias, você acredita?

- Sabe, eu sempre soube que estávamos muito "um pelo outro", e essa era a minha intenção (risos). Eu lutei para estarmos assim, com a promessa de que tentaria ser menos egoísta possível. Consegui, em parte. Mas eu amava te ver ser independente, por isso passei os últimos dias observando você 'voar', linda e independente de mim, e reparei que essa é uma das coisas que você mais ama na vida. 

- Entendo...

- Sabe, eu nunca fui 'apaixonado' por você. A paixão as vezes se confunde com a ilusão, e eu nunca vi coisas que não existiam em você, tudo que a gente passou e substancial e respaldado pelos nossos atos. Eu amo você pelo simples fato de você ser um ser humano maravilhoso, para mim e para o mundo. A nossa cumplicidade é tanta, que eu me afastei, por ama-la, acima do que temos, a sua felicidade importa mais.

- Me perdoa, eu nunca soube me expressar tão bem quanto você, e tenho sido egoísta nesse tempo, quer dizer, eu fui quase sempre, muito pelo 'automático' da vida da gente, que diz que; "ninguém retribuirá à você tudo que você fez." E isso é mentira, você fez por mim, contradizendo essa lógica idiota.

 - Talvez o companheirismo venha a ser o nosso 'sempre' (risos). Eu sinto falta do teu abraço, principalmente quando outro alguém me abraça, injusto isso, não é? 

- A gente se deve isso, ok? Também adoro seu abraço. 

quinta-feira, 23 de março de 2017

AO POVO, COM CARINHO.




Ô COISA BOA! Parabéns aos paneleiros! Nós, ricos que não dependemos disso, estamos felizes! Podemos abrir nossas empresas 'fantasmas', entrar em contratos públicos, pagando miséria, cobrando desempenho para uma função que deveria ser de um servidor que já não está nem aí para nada, pois já amarrou o burro na sombra, à um pobre coitado que se mata para buscar algo mais que apenas o pão de cada dia. 

Se você, 'concurseiro', que se matava trabalhando para pagar cursinhos, tentando uma vaga em algum lugar, achava que se livraria da vida de assalariado, vá esquecendo isso! Você, dono de cursinhos, também! Concentre-se nos pré-vestibulares mesmo, lembrando que como diria um dos nossos representantes Nelson Marquezelli; "quem pode paga, quem não pode não faz faculdade." 

Vendo isso, a vida se encolhendo ao ponto da sua sobrevivência ser ameaçada, você terá que partir para o mercado informal. Que tal vender objetos no transporte coletivo das cidades? Só não esqueça de correr bem, pois nossos seguranças estão por aí, para descer o cacete caso saiam de casa chateados com seu baixo salário terceirizado. Nada mais divertido do que ver o povo batendo no povo, enquanto estou no quarto de um hotel 5 estrelas na Europa.

O próximo passo é 'acochar' os programas sociais cada vez mais, principalmente os ligados a educação. Por qual motivo pobre quer estudar? Quem vai assumir as vagas terceirizadas? O sistema funciona tão bem assim, cada um no seu devido lugar! Eu na minha BMW e eles no 'Mercedes' hehehehe, ok, gente, brincadeira, deixem de 'mimimi', vamos cantar juntos o nacionalismo, vai ficar tudo bem. 

- Webson Almeida.